Candidatura coletiva “Vozes da Cidade” é oficializada em Convenção do PC do B
14 de Setembro, 2020
A Convenção do PC do B Salvador realizada no último sábado (12), colocou no cenário das eleições municipais uma potente novidade para a cidade: a candidatura coletiva “Vozes da Cidade”, que reúne três lideranças negras com áreas de atuação convergentes. Subúrbio Ferroviário, Liberdade e Península Itapagipana regiões que são celeiros de cultura, luta por educação, atuação política e ações comunitárias. Nessa linha é que chegam Ângela Guimarães, Jonas Bueno e Selma Bonfim: as “Vozes da Cidade”.
A candidatura coletiva une três gerações de ativistas da capital e já chega com bandeiras para apresentar no âmbito da Câmara Municipal. Entre as propostas, investir em educação pública, com prioridade às creches e escolas de ensino Fundamental, em tempo integral; facilitar o acesso ao financiamento cultural com prioridade para mulheres e jovens das periferias, atuar para implementar política municipal de esporte, cultura e lazer na região suburbana; articular meios de investir e fortalecer micros e pequenos empreendimentos especialmente liderados pelas mulheres negras.
Outras duas prioridades do Coletivo dizem respeito ao combate à violência contra mulheres e jovens, um dos maiores problemas que Salvador enfrenta, historicamente. A “Vozes da Cidade” anuncia que vai levará ao Legislativo municipal “a proposta de implementação de uma Política Municipal de prevenção à violência contra a Juventude negra”.
O Coletivo também ressalta que a “a efetivação da Rede Municipal de atendimento às mulheres em situação de violência, manutenção das Casas Abrigo, qualificação de servidores municipais, qualificação profissional e inserção no mundo do trabalho para as mulheres atendidas” são prioridades e urgências.
A reunião dessas três lideranças negras é uma ação política com objetivos bem firmes, articulação de áreas e saberes, regiões e espaços de incidência, que vão levar as vozes dessas importantes comunidades diretamente para a Câmara Municipal.