Bruno Reis diz que vai buscar articulação para aprovar projeto que regulamenta prática de esportes eletrônicos
15 de Outubro, 2020O candidato do Democratas a prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que irá buscar articulação junto à Câmara Municipal de Salvador para aprovar o projeto que regulamenta a prática de E-Sports (esportes eletrônicos) na capital baiana. Em reunião virtual com integrantes do setor, na noite de quarta-feira (14), Bruno ressaltou ainda que pretende incentivar e estimular as áreas de tecnologia e inovação na capital baiana e se colocou à disposição para receber sugestões e dar apoio ao segmento de E-Sports.
“Tenho o compromisso de buscar essa articulação com a Câmara para aprovar essa legislação e regulamentar os E-Sports na nossa cidade, dando publicidade, divulgação. Vamos inserir cada vez mais o poder público nesse ecossistema, que tem crescido bastante. Temos hoje dois gamers para cada praticamente de futebol, e nós que somos o país do futebol. Esse dado me impressiona”, afirmou.
Participaram do encontro virtual integrantes da Federação do Estado da Bahia de Esporte Eletrônico (Febaee) e outras pessoas ligadas ao segmento. Em todo o mundo, o setor movimentou US$ 1,1 bilhão em 2019 e deve se aproximar do US$ 1,5 bilhão em 2020. Segundo entidades ligadas ao segmento, no ano passado, o número de espectadores de campeonatos de jogos eletrônicos foi de 453,8 milhões, o que representa crescimento de 16,3% em relação a 2018.
Bruno também se colocou à disposição para atrair empresas ligadas ao setor para Salvador. “Criamos um fundo com a Política Municipal de Inovação, que pode até servir para que possamos tentar trazer alguma dessas empresas desenvolvedoras para a Bahia, para estimular ainda mais esse ecossistema”, pontuou.
Para Bruno, a regulamentação será um passo importante para que os E-Sports sejam vistos como uma profissão. “Com a regulamentação, com mais campeonatos e torneios, com o poder público estimulando, as pessoas vendo que existe um ecossistema, vai facilitar para que haja uma compreensão das pessoas. Temos que encarar como algo não apenas de lazer, diversão, mas também uma profissão”, disse.
O candidato ainda destacou que seu plano de governo traz uma série de propostas visando o incentivo à inovação. Ele destacou, entre outros pontos, que pretende transformar o Comércio em um bairro inteligente, estimulando ali a implantação de empresas ligadas a tecnologia. “Já estamos dando incentivos. Reduzimos o ISS para startups, que é o segmento de vocês, de 5% para 2%, e estamos dando tratamento diferenciado para quem se instalar no Comércio, com redução de 50% no IPTU e na taxa de fiscalização”, enfatizou.
Ele salientou que pretende criar o Centro de Inteligência Municipal e a Escola Digital, que serão fundamentais para o incentivo à inovação. “Vocês estão organizados, já têm federação, podemos fazer parcerias. A federação é o caminho para desenvolver parcerias, trazer grandes competições para integrar o nosso calendário anual, o que beneficia também o turismo”, disse Bruno.