Salvador tem evento teste para retomada do turismo de negócios
11 de Novembro, 2020As mudanças na realização de eventos devido à pandemia da Covid-19 são o foco da discussão do Expo Retomada Salvador, que acontece nesta quarta-feira (11), no Centro de Convenções de Salvador (CCS), na Boca do Rio. O prefeito ACM Neto foi um dos participantes do primeiro painel, abordando as visões do futuro dos eventos na capital baiana, ao lado do publicitário e CEO da N.Ideias, Nizan Guanaes, e do CEO da GL Events no Brasil, Damien Timpério.
Com edição realizada anteriormente em São Paulo, a Expo Retomada é promovida pela GL Events, multinacional francesa que administra o CCS, e é voltada para o trade turístico e de eventos, além de gestores do destino Salvador. A proposta é discutir os protocolos, novos formatos e tendências no segmento de eventos e turismo de negócios em tempos de pandemia, além de trazer inovação e segurança. O evento é realizado presencialmente e transmitido através do canal do CCS no YouTube.
O evento também reúne nomes como o secretário municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pablo Barrozo; Vaniza Schuler, da Schuler Consultoria; Ana Maria Viscasillas, vice-presidente da Federação de Organizadores de Congressos e Entidades Relacionadas da América Latina (Cocal); e do jornalista e empreendedor Guilherme Dias, criador do site Guia Negro e sócio da Black Bird Viagem, dentre outros.
O período da tarde será aberto com o Painel Novos Tempos, que discutirá a realização de eventos seguros em tempos de pandemia. O Inovação tem como foco que, para muito além da tecnologia, inovar é pensar, comunicar-se e posicionar-se de forma inovadora.
Já o Negócios mostra a resiliência do empresário baiano em tempos de pandemia, com uma visão do setor de turismo. O bloco final traz os paineis Entretenimento e Retomada, sobre a indústria do entretenimento e eventos culturais em tempos de isolamento e distanciamento social.
Protocolo – O Expo Retomada Salvador segue o protocolo setorial para centros de convenções e eventos, que não permite a realização de shows e feiras, por exemplo, pois geram aglomerações. Congressos, seminários, palestras e conferências estão liberados. Além disso, esses espaços devem respeitar e garantir o uso obrigatório de máscaras para todos, além das medidas de higiene, a exemplo da disponibilização de álcool em gel a 70%.
A capacidade de ocupação é de uma pessoa a cada seis metros quadrados, com limite de 200 pessoas por salão, sempre respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os cidadãos. A medição de temperatura deve ocorrer na entrada.
O credenciamento de expositores, palestrantes e todos os demais participantes das convenções e eventos deve se dar de forma prévia e virtual. Para a segurança dos empregados, durante a montagem e desmontagem das estruturas dos eventos devem ser garantidos o afastamento mínimo e o uso de máscaras e demais equipamentos de proteção individual (EPIs).