População pode contar com bikes compartilhadas gratuitas para vacinação
4 de Junho, 2021Foto: Jefferson Peixoto/Secom
Em Salvador é possível se vacinar nos pontos exclusivos de drive-thru indo de bicicleta. O transporte, democrático e cada vez mais utilizado na capital baiana, vem ganhando muito espaço nas filas das unidades vacinais da capital. E para estimular o uso do modal, todos os usuários das bikes compartilhadas – o Bike Itaú – poderão utilizar as “laranjinhas” gratuitamente para irem se vacinar, na primeira e na segunda dose.
Para conseguir a gratuidade é preciso baixar o aplicativo do Bike Itaú e acessar a própria conta ou criar uma, caso não tenha. Logo depois, basta selecionar o plano vacinação e adicionar o código PRIMEIRADOSE, se estiver indo tomar a primeira dose, e SEGUNDADOSE se estiver indo tomar a segunda. Os planos são válidos por 24h após ativados e contemplam até duas viagens de 3h cada, para garantir a ida e a volta da vacinação.
“Nosso objetivo é incentivar as pessoas a usarem esse transporte que tem como principal característica a segurança sanitária e a economia. Além disso, os drive-thrus evitam as aglomerações e contribuem com o distanciamento social imprescindível neste momento. É importante não esquecer o uso da máscara e a higienização das mãos”, comenta o coordenador do Movimento Salvador Vai de Bike (MSVB) e presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), Isaac Edington.
O site www. filometro. salvador. ba. gov. br mostra quais os postos de vacina estão ativos na cidade. Com isso, é possível acompanhar a demanda de cada uma delas durante o dia, buscando o horário mais tranquilo para a imunização.