Moema escolhe nome do Republicanos como vice em sua chapa mesmo após pressão por PP ou PROS
3 de Setembro, 2020A atual prefeita de Lauro de Freitas e pré-candidata nas eleições deste ano, Moema Gramacho (PT), ignorou a pressão da própria base aliada e escolheu o Dr Vidigal Cafezeiro (Republicanos) como o vice em sua chapa. Os presidentes dos 18 partidos que compõem o grupo deixaram para a petista escolher entre Antônio Rosalvo (PP) e Felipe Manassés (PROS).
“Gostaria de comunicar aos Senhores(as) que após vários debates sobre a escolha do Vice, chegamos à conclusão que o nome, que além de ter expressão e reconhecimento do seu trabalho no município, assim como os demais, consegue com o seu perfil, nos unificar neste momento, é o de Vidigal”, escreveu Moema, em uma mensagem enviada ao grupo dos presidentes partidários na noite desta quarta-feira (2).
Apesar de filiado ao Republicanos, Vidigal é um nome ligado diretamente à petista. Moema teria escolhido por ele, mesmo em meio à pressão política pelo nome do PP e popularidade do indicado pelo PROS, justamente pela proximidade, para, em um eventual lançamento de candidatura à Câmara Federal, deixar o município com uma figura de confiança.
Os nomes de Rosalvo, presidente da Câmara Municipal, e Manassés foram colocados na mesa após empate por 9×9 em votação feita com os líderes partidários. Em entrevista à rádio Metrópole na semana passada, o vice-governador da Bahia e líder do PP no estado, João Leão, afirmou que o PT de Lauro de Freitas havia se comprometido em selar a aliança.
“Temos um compromisso em Lauro de Freitas que o PT vai nos dar a vice, da mesma maneira que temos o compromisso com o governo do estado, que estou aí como vice-governador. Uma questão de compromissos políticos”, disse.
Rosalvo divulgou uma nota declinando sua intenção de ocupar a vaga, enquanto o diretório estadual do PROS lançar Felipe Manassés pré-candidato à prefeitura. Apesar das duas movimentações terem ocorrido publicamente antes do anúncio de Moema, o BNews apurou que a prefeita se reuniu com os dois dias antes para comunicar a escolha por Vidigal, o que teria motivado as respectivas desistência e pré-candidatura.
Do BNews
Foto: Divulgação