Castramóvel realiza atendimentos na Barroquinha e em Itapuã
1 de Outubro, 2024Foto: Bruno Concha/Secom PMS
O Castramóvel, serviço municipal itinerante gratuito de castração de cães e gatos, iniciou na segunda-feira (30) os atendimentos no Mercado São Miguel, na Barroquinha, e permanecerá no local até o final de novembro. Em paralelo, a unidade do Parque do Abaeté, em Itapuã, atenderá até meados de outubro, oferecendo serviços essenciais para o controle da população de animais na cidade.
Para realizar a castração dos animais, os tutores devem se apresentar nos locais até as 9h, portando RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência em Salvador, além do cartão de vacina antirrábica dos bichinhos, atualizado em até um ano. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada, com vagas limitadas.
Podem fazer a castração cães e gatos com idade entre seis meses e 5 anos. Os animais vacinados recentemente devem aguardar 10 dias para realização da esterilização. O procedimento só poderá ser realizado caso esteja de 10 a 12 horas de jejum, incluindo água.
A castração não se aplica a animais gestantes e, no caso das fêmeas que acabaram de ter filhotes, será preciso aguardar 45 dias antes da cirurgia. O animal deve estar saudável, sem pulgas ou carrapatos, e possuir caixa de transporte, no caso dos felinos.
Atendimento – As castrações de gatos acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, enquanto os cães são atendidos às terças e quintas. A iniciativa busca garantir a saúde e bem-estar dos animais, além de contribuir para a diminuição de casos de abandono e maus-tratos.
A diretora de Proteção Animal da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), Michele Holanda, destaca a importância da ação. “O objetivo do Castramóvel é atender bairros populosos, onde a família já inclui animais, como cães e gatos. A iniciativa ajuda também no controle populacional de cães e gatos errantes. Ao castrar, mesmo os animais que ficam em casa, evitamos fugas e, consequentemente, a superpopulação de animais de rua. Se o animal não sai, não há possibilidade de reprodução”, afirma.