“As mulheres estão em todos os eixos do meu plano de governo”, afirma Olívia
14 de Outubro, 2020Maioria da população de Salvador, 54,7% do total de habitantes, as mulheres receberam atenção especial no plano de governo da candidata à prefeitura de Salvador, Olívia. Ex-secretária estadual de Políticas para as Mulheres e atual presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a candidata tem experiência no atendimento às demandas da população feminina.
“Na minha gestão à frente da SPM conseguimos implantar, em parceira com outros órgãos, a Ronda Maria da Penha. Este ano, por conta do aumento dos casos de violência contra a mulher na pandemia, conquistamos a Deam Digital, a partir da luta junto com a Defensoria Pública da Bahia, os coletivos de mulheres e toda a Rede de Proteção à Mulher do Estado”, relembra.
Olívia incluiu em seu plano de governo outras ações para combater a violência de gênero. “Vou instalar os centros de referências e atenção às mulheres vítimas de violência em diversas regiões da nossa cidade”, diz. Por meio de gestão compartilhada, a candidata propõe também a implantação da Casa da Mulher Brasileira, um espaço de acolhimento integral para mulheres que sofreram agressões.
Para a área de educação, Salvador terá mais 16 creches, para garantir que as mães tenham onde deixar seus filhos para trabalhar. Para a saúde, a proposta de construção da Maternidade Municipal e para emprego e renda, criar nas ações de qualificação profissional e tecnológica, medidas voltadas para a superação das desigualdades de gênero, classe, raça, etnia, geracional e desenvolver também políticas voltadas as mulheres negras, como o Fiema. “Criei e está abandonado”, relembra.
Olívia destaca que priorizar políticas públicas voltadas às mulheres é fundamental para promover mudanças sociais. “A manutenção de práticas machistas e misóginas, que chegam a destruir fisicamente milhares de mulheres, é incompatível com a ideia de avanço da humanidade. A pauta feminina está em todos os eixos do meu programa, através de propostas para fomentar a diversidade e garantir os direitos das mulheres soteropolitanas”, ressalta a candidata.
Foto: Amanda Oliveira