“As mulheres estão em todos os eixos do meu plano de governo”, afirma Olívia

“As mulheres estão em todos os eixos do meu plano de governo”, afirma Olívia

14 de Outubro, 2020 Não Por admin

Maioria da população de Salvador, 54,7% do total de habitantes, as mulheres receberam atenção especial no plano de governo da candidata à prefeitura de Salvador, Olívia. Ex-secretária estadual de Políticas para as Mulheres e atual presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), a candidata tem experiência no atendimento às demandas da população feminina.

“Na minha gestão à frente da SPM conseguimos implantar, em parceira com outros órgãos, a Ronda Maria da Penha. Este ano, por conta do aumento dos casos de violência contra a mulher na pandemia, conquistamos a Deam Digital, a partir da luta junto com a Defensoria Pública da Bahia, os coletivos de mulheres e toda a Rede de Proteção à Mulher do Estado”, relembra.

Olívia incluiu em seu plano de governo outras ações para combater a violência de gênero. “Vou instalar os centros de referências e atenção às mulheres vítimas de violência em diversas regiões da nossa cidade”, diz. Por meio de gestão compartilhada, a candidata propõe também a implantação da Casa da Mulher Brasileira, um espaço de acolhimento integral para mulheres que sofreram agressões.

Para a área de educação, Salvador terá mais 16 creches, para garantir que as mães tenham onde deixar seus filhos para trabalhar. Para a saúde, a proposta de construção da Maternidade Municipal e para emprego e renda, criar nas ações de qualificação profissional e tecnológica, medidas voltadas para a superação das desigualdades de gênero, classe, raça, etnia, geracional e desenvolver também políticas voltadas as mulheres negras, como o Fiema. “Criei e está abandonado”, relembra.

Olívia destaca que priorizar políticas públicas voltadas às mulheres é fundamental para promover mudanças sociais. “A manutenção de práticas machistas e misóginas, que chegam a destruir fisicamente milhares de mulheres, é incompatível com a ideia de avanço da humanidade. A pauta feminina está em todos os eixos do meu programa, através de propostas para fomentar a diversidade e garantir os direitos das mulheres soteropolitanas”, ressalta a candidata.

Foto: Amanda Oliveira