Centro de Convenções Salvador sediará segundo maior evento do mundo sobre aparelho digestivo

Centro de Convenções Salvador sediará segundo maior evento do mundo sobre aparelho digestivo

28 de Agosto, 2024 Não Por admin

Reportagem: Priscila Machado/ Secom

Fotos: Henrique Muccini

Salvador irá sediar o segundo maior evento do mundo sobre aparelho digestivo e o maior da América Latina em patologia clínica e medicina laboratorial, ambos no Centro de Convenções Salvador, na Boca do Rio. Os eventos confirmam a força da capital como uma das mais disputadas do país em relação ao turismo de negócios. A estimativa é de que a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo reúna mais de cinco mil pessoas entre os dias 21 e 24 de novembro e que o 56º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial, tenha um público de três mil pessoas, entre os dias 10 e 13 de setembro.

Até o final do ano, o empreendimento vai receber 17 congressos, alguns realizados pela primeira vez em Salvador e outros que retornam após um longo período. A expectativa é que esses eventos, previstos para o período de agosto a novembro, reúnam um público superior a 60 mil pessoas. São congressos de diversos segmentos, com ênfase na área médico-científica, além de eventos de outros segmentos, a exemplo da 7ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia, que deve reunir seis mil especialistas, do Congresso Brasileiro de Direito Imobiliário e da Conferência Internacional da Sustentabilidade.

Segundo o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), Wilson Spagnol, os reflexos da realização de grandes eventos no Centro de Convenções são claramente percebidos. “Quando há grandes congressos, o aumento da ocupação hoteleira ocorre não só no entorno, pois grandes eventos, com público acima de 5 mil, têm potencial para atrair muitos visitantes e a procura por estadia acaba se estendendo por toda a cidade”, afirma. A ABIH monitora todos os meses as taxas de ocupação e a diária média. Nos meses de baixa temporada, a ocupação é maior de segunda a sexta, reflexo do turismo corporativo.

O titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, considera o Centro de Convenções Salvador a peça principal de uma estratégia de turismo corporativo. “Ele mantém os grandes eventos e os grandes encontros empresariais do país acontecendo em Salvador e também o funcionamento das grandes empresas, grandes associações e dos grupos que fazem parte da cadeia do turismo. Isso mobiliza o trade turístico e de serviço da cidade o ano inteiro não só na sazonalidade turística do verão”, ressalta.

Este ano, por exemplo, ele lembra que já há eventos programados para o ano inteiro. Mesmo com a agenda intensa, ainda é possível que novos encontros sejam agendados graças à versatilidade e modularidade do equipamento, que possibilita a realização de eventos simultâneos.

Atrativos – Moderno, o Centro de Convenções Salvador foi projetado para receber todo tipo de eventos, como congressos, feiras, eventos corporativos e até shows e conta com uma localização estratégica, talvez um dos poucos do país frente ao mar. Segundo Ludovic Moullin, diretor geral do CCS, o empreendimento é um dos mais procurados do Nordeste para a realização de eventos de grande porte.

“Isso se deve, além do potencial da cidade e da sua infraestrutura, ao fato de o empreendimento ser gerido pela GL events, empresa líder no mercado mundial de eventos, o que traz grande confiabilidade ao mercado. No caso do CCS, além da nossa equipe de captação local, temos suporte dos escritórios do Rio, de São Paulo e da rede internacional da GL events, que mantém contato com clientes do mundo inteiro, direcionado eventos para os equipamentos que estão sob sua gestão e isso faz toda diferença”, pontua.

Além disso, Moullin observa que, pela sua estrutura, o CCS é um equipamento projetado para abrigar simultaneamente diversos eventos, de diferentes perfis e tamanhos. “Isso acaba refletindo positivamente para o segmento e para a cidade como um todo”, complementa o gestor.

O diretor de relacionamento da CCM Group, maior empresa da América Latina na organização de congressos na área da saúde, Júnior Medeiros, também destaca como uma das variáveis importantes para a escolha do CCS a malha aérea robusta e a localização geográfica próxima a São Paulo. “Também conta a capacidade hoteleira, observando que, em razão da movimentação turística do destino, ela demandará cada vez mais opções quatro e três estrelas”, opina.

“O destino Salvador entrou no radar dos grandes eventos e o seu Centro de Convenções é um equipamento sofisticado, pensado com muito cuidado para atender aos mais diversos perfis de programação. Soma-se a tudo isso, Salvador, com sua cultura forte, bem estabelecida, traz um ambiente enriquecedor e acolhedor para o evento. Essa receptividade, esse sorriso no rosto do baiano conta muito nos nossos eventos, traz uma nova jornada de experiência de muito sucesso e isso é favorável ao destino, que pode voltar a receber esse evento num segundo momento”, acrescenta Medeiros.

A CGM Group é a responsável, este ano, pela realização de seis grandes congressos no CCS, reunindo um público superior a 15 mil pessoas, incluindo a Semana Brasileira do Aparelho Digestivo e o 56º Congresso Brasileiro de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial.

Estrutura – O CCS tem capacidade para eventos de 50 a 40 mil pessoas por dia e opera ao longo de 365 dias no ano. São aproximadamente 22 mil metros quadrados de área coberta para eventos; 44 mil metros quadrados de área ao ar livre; térreo com dois pavilhões moduláveis de até 5 mil metros quadrados e mezanino com até 4 mil metros quadrados.

De janeiro a meados de agosto, o Centro de Convenções Salvador recebeu 59 eventos e um público estimado em 237 mil pessoas. A agenda completa dos próximos eventos no empreendimento turístico está disponível no site: ccs-salvador.com.br/agenda/.

Crescimento – Nos sete primeiros meses de 2024, Salvador registrou um aumento de 54% na receita proveniente dos turistas que visitaram a capital baiana em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a julho deste ano, os visitantes gastaram cerca de R$11,4 milhões na cidade, contra R$7,4 milhões em 2023. Os dados são do Observatório do Turismo da Secult e mostram que, no geral, Salvador recebeu cerca de 5,2 milhões de visitantes neste período.