Com alta tecnologia, Serviço de Hemodinâmica do Hospital Estadual Costa das Baleias realiza procedimentos minimamente invasivos

Com alta tecnologia, Serviço de Hemodinâmica do Hospital Estadual Costa das Baleias realiza procedimentos minimamente invasivos

10 de Junho, 2024 Não Por admin

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB) deu início, nesta quarta-feira (05), aos primeiros procedimentos do Serviço de Hemodinâmica. Cardiologia intervencionista, radiologia intervencionista, cirurgia endovascular e neurorradiologia intervencionista são especialidades que integram o Serviço do HECB, unidade inaugurada em maio, em Teixeira de Freitas, no Extremo Sul baiano.  

Com alta tecnologia, no hospital é possível realizar procedimentos como cateterismo cardíaco, angiografia cerebral, estudo eletrofisiológico, além de reconstrução e angiografia cerebrais em 3D (tridimensionais).

Um exame de cateterismo foi o primeiro procedimento a ser realizado. “Este é um momento muito emocionante. Seguramente, o primeiro de muitos”, compartilhou a coordenadora médica do Serviço de Hemodinâmica, Clarissa Dall’Orto.

Técnicas de hemodinâmica permitem o diagnóstico e o tratamento das doenças cardíacas de forma minimamente invasiva. “Com o diagnóstico destas doenças cardiológicas, destas cardiopatias, nós podemos impactar positivamente a vida do paciente, diminuindo a mortalidade e tendo um grande impacto social”, explicou Clarissa.

Para além da alta tecnologia, uma das primeiras pacientes atendidas pelo Serviço de Hemodinâmica, dona Maria Zélia, de Itagimirim, agradeceu o acolhimento humanizado do HECB. “Aqui me sinto muito bem. Estou muito bem tratada, muito bem cuidada. Agradeço a todos, não tenho nada a reclamar”.

Perfil

Com 216 leitos, sendo 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), também integram o parque tecnológico do Hospital Estadual Costa das Baleias: centro de bioimagem, ressonância magnética e tomografia computadorizada; ultrassonografia, eletroencefalograma (EEG), mamografia, eletrocardiograma (ECG), endoscopia e raio-x. Para ser atendido em um dos serviços, é necessário que o paciente seja encaminhado via Central Estadual de Regulação ou Sistema Lista Única.