Comitês baianos participam da 3ª Reunião do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas Brasil

Comitês baianos participam da 3ª Reunião do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas Brasil

4 de Junho, 2024 Não Por admin

A evolução dos grupos de trabalho e comissões temáticas além das apresentações da Agência Nacional de Água (ANA) foram os destaques da 3ª Reunião do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas Brasil, realizada nos dias 29 e 30 de maio, em João Pessoa (PB).

Os comitês estaduais da Bahia marcaram presença e participaram de discussões sobre as políticas de recursos hídricos em nível nacional, além de compartilhar experiências sobre a gestão com os colegiados de todo país. “O colegiado coordenador é o órgão que congrega todos os estados e também toma as decisões e deliberações a respeito da gestão hídrica a nível nacional. Então isso é muito importante para todos nós comitês estaduais, pois cada um traz as suas demandas para discussão, mas também levamos os trabalhos que são demandados pelo Fórum Nacional, para os nossos estados”, afirmou a coordenadora do Fórum Baiano e presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu (CBHPIJ), Ana Odália Sena.

As apresentações da Agência Nacional de Água (ANA) trouxeram aos colegiados presentes panoramas muito importantes sobre as águas subterrâneas no Brasil e a educação ambiental para os comitês de bacias hidrográficas. “A região Oeste da Bahia foi citada na apresentação da ANA. Diante do que foi falado reforçaram as nossas preocupações, principalmente no que se refere sobre os recursos hídricos subterrâneos e superficiais na bacia. Desta maneira será uma pauta que irei levar para discussão no nosso Comitê”, destacou o  presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Corrente, Cristiano Duarte.

Os grupos de trabalhos de Educação Ambiental e Regimento Interno e as comissões temáticas de Inclusão de Gênero e Minorias, Mudanças Climáticas e Governança das Águas foram criadas no início da nova gestão do Fórum Nacional, em janeiro deste ano. Ana Odália explica que as apresentações trazidas à reunião do Fórum ajudaram a nortear o trabalho que está construindo dentro do GT de Educação Ambiental, na qual ela coordena. “A palestra da ANA sobre educação ambiental, só veio para contribuir com o trabalho que estamos desenvolvendo, dentro desta nova gestão do Fórum Nacional. O grupo de trabalho iniciou a pouco tempo e ao final vamos trazer propostas que contribuirão, junto aos comitês, para construção do plano de educação ambiental voltada para a gestão dos recursos hídricos”, completou.

 

Coordenador geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas Brasil, Maurício Scalon afirma que o objetivo do Fórum Nacional é colocar os comitês como protagonistas em todas as ações e projetos. “O fórum é só um mecanismo de fazer isso acontecer. Nós queremos que os comitês venham. Nós queremos a união de todos os comitês, por que nós unidos somos fortes. Nós vamos fazer a coisa acontecer a partir da participação e da contribuição de cada comitê do Brasil”, finalizou.