Comunidade em Pirajá é beneficiada com obras de drenagem e pavimentação
10 de Junho, 2021Fotos: Valter Pontes/Secom
A Rua Lídio dos Santos, localidade conhecida como Sapolândia, em Pirajá, foi beneficiada com obras de drenagem, pavimentação e recuperação de escadaria promovidas pela Prefeitura. As intervenções, que eram pedidas pelos moradores há mais de três décadas, já proporcionam mais qualidade de vida e conforto a diversas famílias que sofriam com problemas recorrentes de alagamentos provocados em dias de chuva.
A entrega das melhorias foi feita durante solenidade simbólica realizada pelo prefeito Bruno Reis, nesta quinta-feira (10), ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos e do subsecretário da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Lázaro Jezler. Com investimento de R$610 mil, a obra de drenagem e pavimentação deu nova cara à localidade.
O piso em concreto, implantado numa área de 900m², tem facilitado o deslocamento dos pedestres, que não enfrentam mais buracos e lama. “Essa é uma obra importantíssima que mudou a realidade de toda essa comunidade. Ainda na época de vice-prefeito, os moradores me chamavam atenção da necessidade da cobertura do canal da Sapolândia onde, no período da chuva, a água alagava as casas das pessoas, que também tinham que conviver com esgoto a céu aberto, com ratos e baratas, sem a mínima dignidade e com a saúde sendo exposta”, destacou Bruno Reis
O chefe do Executivo municipal acrescentou que a capital baiana é marcada por regiões com declives e vales. É justamente em locais com essas características topográficas que recebem maior fluxo de águas pluviais. “Se não houver sistema de drenagem eficiente para dar vazão a todo esse volume, os canais transbordam e as águas acabam invadindo as casas das pessoas. Portanto, com essa intervenção que está sendo entregue hoje resolvemos em definitivo os problemas de alagamentos que existiam”, afirmou.
Impacto – A assistente de telemarketing Gisele Santos, 34 anos, mora na comunidade da Sapolândia desde a infância e comemorou a iniciativa. “Era horrível andar aqui, pois havia muita lama. Tínhamos que dividir espaço com o esgoto. Já vi muita gente ir parar no hospital doente por causa do contato com a água suja que corria na rua. A nossa situação agora está maravilhosa”, confessou.
Os serviços de urbanização na localidade também envolveram a criação de uma área de lazer para as crianças, já que em parte da pavimentação nova foi feita uma miniquadra. Além disso, uma escadaria, com 110 metros, foi recuperada. O valor da obra foi de R$146 mil. “Os degraus eram bastante irregulares e ofereciam risco constante de acidentes, principalmente para pessoas com mais idade. Essa obra, com certeza, trouxe mais segurança”, comparou o frentista Márcio Azevedo, de 29 anos.
Mais intervenções – Diversas iniciativas municipais que envolvem melhorias de drenagem e pavimentação seguem em andamento em Salvador. Coordenadas pela Seinfra, as intervenções acontecem, por exemplo, no canal da Rua Doralice Pereira Dórea, na Estrada das Barreiras, e no entorno do rio Paraguari, em Periperi.
Além disso, está em execução a primeira etapa do projeto Novo Mané Dendê, que levará urbanização, saneamento, macrodrenagem e microdrenagem aos bairros de Ilha Amarela, Rio Sena, Itacaranha, Plataforma e Alto da Terezinha, no Subúrbio.