Da Bahia para o mundo: artista plástico soteropolitano fará pintura ao vivo em casamento na Europa

Da Bahia para o mundo: artista plástico soteropolitano fará pintura ao vivo em casamento na Europa

22 de Abril, 2025 Não Por admin

 

Roma, palco das maiores obras de arte da humanidade, será também o cenário do próximo passo da arte de Zau Spínola – artista plástico baiano que se lançou profissionalmente no Distrito Federal, onde vive há mais de uma década, sem perder a conexão com sua origem baiana.

Inspirado desde cedo pelas artes de todos os estilos que povoam a capital baiana, o artista hoje é reconhecido nacionalmente por transformar casamentos em verdadeiras obras de arte pintadas ao vivo, Zau embarca em junho para Roma, onde irá pintar seu primeiro casamento internacional. O evento acontecerá nada menos do que no Vaticano, com a recepção na Villa Miani, um dos espaços mais sofisticados e emblemáticos da capital italiana.

Para o artista, levar seu trabalho para Roma representa mais do que um convite internacional: simboliza um salto artístico e um novo ciclo de expansão. “Roma inspira arte há séculos. Ter saído da Roma Negra, como canta Caetano, e agora levar minha pintura para a capital do Lácio, cheia de história e beleza, é uma realização pessoal e também o começo de uma nova fase da minha carreira”, afirma.

Zau conta que desde cedo, em contato com as obras de Caribé em Salvador, soube que queria ser artista, além de ter sido grandemente influenciado pelos artistas Romeu Ferreira e Silvio Jessé, com quem conviveu na pré-adolescência em Vitória da Conquista.  Já adolescente, de volta a Salvador, conta que o ar da cidade inspirava a vontade de criar coisas grandiosas.  Segundo o artista, foi após uma visita à exposição de Rodin no antigo Palacete das Artes,  nos anos 2000 que decidiu no seu coração que um dia seria artista também. “Agora estou indo beber da fonte, mas sem perder a essência”, destaca.

Além da expansão internacional, Zau Spínola se prepara para um novo projeto: lançar sua primeira série autoral de obras independentes, inspiradas nas histórias, viagens e encontros que vivencia ao redor do mundo.

A ida de Zau para a Europa inclui, além de Roma, passagem por Paris e Florença, onde o artista afirma que irá visitar quantos museus for humanamente possível. Os passaportes para museus já estão reservados.

O artista segue com a agenda intensa, entre grandes eventos nacionais e internacionais, e reforça que sua arte ao vivo, que une técnica, emoção e performance, está pronta para atravessar fronteiras.

Em suas paragens entre o berço do Renascimento e a capital do Romantismo, é certo que não faltarão referências e inspirações para Zau Spínola engrandecer ainda mais a arte brasileira com suas obras, unindo a contemplação baiana, a inovação brasiliense e a tradição europeia.

 

Sobre Zau Spínola:

Nascido em Salvador e radicado em Brasília há mais de dez anos, Zau Spínola se destacou ao transformar cerimônias de casamento em espetáculos de arte ao vivo. Com mais de 150 eventos realizados em todo o Brasil, seu trabalho mistura referências do impressionismo, traços autorais e detalhes personalizados para eternizar momentos únicos. Agora, se prepara para levar sua assinatura artística para o cenário europeu.