Deputado municipalista solicita pavimentação de trechos das BAs-557 e 556 para melhorar o acesso a Itiruçu
19 de Abril, 2023O deputado municipalista Hassan (PP) apresentou indicações ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Infraestrutura, Sérgio Brito, solicitando pavimentação asfáltica do trecho da BA-557 que passa pelo distrito de Várzea até o distrito de Upabuçu, com 6,6 quilômetros de extensão, e também do trecho que passa pelo distrito de Upabuçu até o distrito de Vila Geraldo Cerqueira, com sete quilômetros de extensão, no município de Itiruçu, além de trecho da BA-556, com extensão de 22,7 quilômetros, que inicia no entroncamento da BA-250.
Justificando as indicações, o parlamentar cita relatos de moradores e lideranças locais, segundo os quais com as péssimas condições atuais desses trechos o trânsito se torna mais lento e arriscado e os custos de manutenção dos veículos aumentam, o que prejudica também as atividades econômicas da região. “A recuperação asfáltica nessas localidades vai contribuir com a melhoria da mobilidade, uma vez que facilita o acesso aos serviços e equipamentos públicos, a exemplo de hospitais, escolas e universidades”, aponta o deputado, avaliando que “as condições adequadas de trafegabilidade facilitam o transporte de produtos e mercadorias, fortalecendo a cadeia produtiva e econômica da região”. Hassan lembra que a recuperação da pavimentação asfáltica da BA-557, nos trechos citados, é antiga reivindicação dos moradores dessas localidades.
BA – 556
Em outra indicação, Hassan solicitou a pavimentação asfáltica da BA-556, no trecho de 22,7 quilômetros de extensão, que se inicia no entroncamento da BA-250, local conhecido como Igrejinha, passa pelo distrito de Várzea, e vai até a localidade denominada Assentamento, no município de Itiruçu. O deputado frisou que esse mesmo pedido foi feito em 2019 por lideranças locais e moradores.
Destacando que a pavimentação dos trechos citados nas duas rodovias vai contribuir para prevenir e evitar acidentes fatais, o parlamentar cita dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), segundo os quais acidentes de trânsito tiram a vida de cerca de 40 mil pessoas no Brasil todos os anos, e em torno de 1,3 milhão no mundo. Esse número representa a oitava maior causa de mortes no mundo, e segundo estudos deve chegar à quarta posição até 2030.