Igreja Católica era responsável pela fiscalização da Igreja de São Francisco de Assis, diz Iphan após desabamento

Igreja Católica era responsável pela fiscalização da Igreja de São Francisco de Assis, diz Iphan após desabamento

7 de Fevereiro, 2025 Não Por admin
Após o desabamento da Igreja de São Francisco de Assis em Salvador, o Superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Hermano Queiroz, declarou que a Igreja Católica e o Vaticano são os responsáveis por garantir as fiscalizações e notificar os possíveis riscos envolvendo os prédios tombados da entidade.
Queiroz afirmou que os templos pertencem à Igreja, sendo esta a responsável por alimentar as ações de fiscalização, já que cada proprietário cuida de seu patrimônio. Ele também disse que as vistorias do Iphan ou da Defesa Civil só ocorrem mediante denúncia ou notificação. O superintendente explicou que o desabamento foi um acidente inesperado, já que não havia ciência de problemas relacionados ao forro, que cedeu e comprometeu outras partes da igreja.
O gestor também informou que a igreja foi tombada em 1938, um ano após a fundação do Iphan. Ele ressaltou que o Iphan aporta recursos sistematicamente na igreja de São Francisco para a restauração de elementos, destacando que o processo de preservação é coletivo, envolvendo diversos agentes do poder público, estadual, municipal, a sociedade e a própria igreja. Desde 1938, o Iphan tem investido recursos na igreja, embora outras também necessitem de apoio.