“Investir na infância e na adolescência é responder ao presente e lançar as bases para o futuro”, afirma Major Denice
12 de Outubro, 2020Candidata a prefeita de Salvador pela ‘Coligação que Cuida de Gente’, formada por PT e PSB, a Major Denice Santiago (PT) afirmou nesta segunda-feira, 12, data marcada pelo Dia das Crianças, que “investir na infância e na adolescência é responder às questões colocadas no presente e, ao mesmo tempo, lançar bases para a construção do futuro”. A postulante petista frisou que garantir boas condições de vida para as crianças, um dos papéis do município, faz muita diferença na construção dos indivíduos.
Ex-coordenadora do projeto AME Trânsito, iniciativa do DETRAN que protegia crianças e adolescentes em sinaleiras de Salvador, a Major Denice lembrou que, na capital baiana, segundo dados da PNAD do IGBE, 49,6% das crianças com até 5 anos vive em casas pobres – número que sobe para 54% se tratando de crianças negras.
“É preciso termos ações multisetoriais e transversais de saúde, educação, assistência social, superação da pobreza, combate e prevenção à violência, lazer, entre outras, sincronizadas num grande plano estratégico de desenvolvimento e proteção das crianças. Isso precisa acontecer desde o planejamento familiar, passando pela ampliação da assistência à gestante e ao bebê e chegando finalmente a políticas públicas eficientes para as crianças, garantindo a elas o crescimento e o desenvolvimento saudável para uma melhor formação da personalidade, da inteligência, com humanização, cidadania e socialização”, detalhou a candidata do PT.
Major Denice afirmou, ainda, que a Fundação Cidade Mãe terá um papel fundamental na gestão dela. “Enxergamos a criança como cidadão e cidadã de direitos, consolidando um grande projeto de expansão das escolas de tempo integral, nas quais nos comprometemos em ampliar em no mínimo 50% as vagas nos próximos 04 anos. Faremos a efetiva gestão das políticas públicas para crianças e adolescentes e consolidaremos a implementação do ECA e atuaremos na prevenção da violência contra crianças e adolescentes”, prometeu.