Mutirão de Cirurgias Eletivas realizará 400 procedimentos em Paulo Afonso
16 de Março, 2022O Mutirão de Cirurgias Eletivas da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) realizará 400 procedimentos no Hospital Municipal de Paulo Afonso (HMPA), com prioridade para o público feminino. Esta é a expectativa da secretária da Saúde do Estado, Adélia Pinheiro, após inspecionar a unidade nesta terça-feira (15) e confirmar o início das atividades para a próxima semana.
A titular da pasta estadual da Saúde explica que “o Governo do Estado prevê realizar 79 mil procedimentos em toda a Bahia nos próximos 90 dias, zerando a fila de cirurgias eletivas represadas ao longo da pandemia”, afirma Adélia Pinheiro.
O novo centro cirúrgico do HMPA reúne todos os requisitos para uma alta produtividade das equipes médicas e segurança aos pacientes. “Além de reformar e requalificar as três salas cirúrgicas, adquirimos novos equipamentos. Ele será inaugurado com o Mutirão de Cirurgias Eletivas”, afirma o secretário de saúde de Paulo Afonso, Adonel Gomes.
A titular da pasta estadual da Saúde explica que “terão acesso aos procedimentos as pessoas que já possuem o diagnóstico e indicação de cirurgia, bem como estão cadastradas pelo município no Sistema Lista Única. Também é possível ser encaminhado através das Feiras de Saúde que serão realizadas em diversas localidades”, esclarece Adélia Pinheiro.
Projeto de ampliação
Encontra-se em estudo por parte da prefeitura, a ampliação do Hospital Municipal de Paulo Afonso, que passaria de 57 leitos para 130. A ideia é fortalecer a média e alta complexidade ao abrir novos leitos clínicos, pediátricos e cirúrgicos, realocando o refeitório, a lavanderia e o setor administrativo.
“Vamos estudar e avaliar com o governador Rui Costa as formas de apoiar esse e outros projetos” ressalta a secretária da Saúde do Estado, que além de inspecionar o HMPA, visitou o Hospital Nair Alves e a UPA municipal.
Foto: Divulgação