Projeto de Marta quer identificação de imóveis abandonados para população de rua

Projeto de Marta quer identificação de imóveis abandonados para população de rua

16 de Outubro, 2020 Não Por admin

Líder do PT na Câmara de Salvador, e candidata à reeleição, a vereadora Marta Rodrigues disse que a próxima gestão vai ter muito trabalho para amenizar as desigualdades sociais que aumentaram ainda mais na capital baiana com a pandemia. Uma delas é o crescente número de pessoas em situação de rua e a situação precária dos CAPs, por conta do não repasse de recursos pela União.

Na Câmara de Salvador, tramita um projeto de indicação (55/2020) apresentado em junho por Marta para que se construa, e se execute, um Plano Operativo de Ações direcionadas à saúde e assistência da População em Situação de Rua, que inclui, a identificação de imóveis abandonados para habitação.

“Em Salvador, o que mais salta aos olhos, para além de sua beleza, é sua desigualdade social. São muitas pessoas em situação de rua, antes e durante a pandemia. E deve aumentar após ela. É triste e constrangedor, pois nós, como indivíduo, tentamos, mas a ajuda precisa ser ampla e através de políticas públicas, por isso a importância de ter nos legislativos pessoas comprometidas com as demandas por justiça social” declarou.

O Plano de Ações, conforme o projeto, deve seguir as orientações do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social do município de Salvador (SUAS – Lei 9.502/2019), aprovado na Câmara de Salvador ano passado, após muitos debates.

“Precisamos do fortalecimento dos Consultórios nas Ruas, concessão de benefícios para alimentação e higienização adequadas, alojamentos e materiais básicos, além da identificação de imóveis abandonados para habitação, inclusive aqueles que não cumprem os ônus fiscais correspondentes aos tributos imobiliários. A Política Nacional para a População em Situação de Rua prevê o respeito à dignidade, valorização e respeito à vida e é isso que pretendemos”, pontuou Marta.

Dados do estudo ‘Cartografias dos Desejos e Direitos: Mapeamento e Contagem da População em Situação de Rua na Cidade de Salvador’, do Projeto Axé, apontam a existência de cerca de 20 mil pessoas em situação de rua. “Mas sabemos que a pesquisa não é recente, e este número pode ser muito maior, aumentando a cada dia”, destacou.