SalCine abre inscrição para cinco mil vagas gratuitas de formação em audiovisual

SalCine abre inscrição para cinco mil vagas gratuitas de formação em audiovisual

23 de Agosto, 2023 Não Por admin

Fotos: Bruno Concha/Secom PMS 

Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS 

 

A Sala de Arte do Cinema da Ufba, no Vale do Canela, foi palco na manhã desta terça-feira (22) do lançamento das trilhas formativas do SalCine, programa municipal de fomento do setor audiovisual. O evento, promovido pelas Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec) e de Cultura e Turismo (Secult), apresentou as cinco linhas formativas de capacitação, que contam com 5 mil vagas gratuitas para formação em audiovisual nos cursos de roteiro, produção executiva e formação em games, com investimento de R$1,7 milhão.

 

A titular da Semdec, Mila Paes, afirmou que a área de economia criativa é uma das vertentes de atuação da Semdec, focada nessa diversificação da matriz econômica da cidade. “Trabalhar a cadeia criativa é um dos papéis do Município. O setor audiovisual precisa de várias ações que tenham a ver com fomento, editais, ações formativas e de networking, conexão com empresas, então essa união é uma grande potência para o setor. A SalCine é uma união em prol do segmento em Salvador, que tem grande potencial”.

 

Mila destacou ainda a ênfase na área de games, que está crescendo muito com muitas oportunidades, fortalecendo também ações de infraestrutura como o Doca1, um equipamento do município focado na cadeia produtiva e na trilha formativa do audiovisual. Além disso, na última semana, foi feito um mutirão para apoiar os empreendedores da área criativa, na formalização e preparação de documentos, já que muitos têm dificuldade em dar entrada nos editais em razão da regularização e formalização. “Este é um desafio para o setor criativo. Estamos com atendimento permanente no SAC do Empreendedor, no Mercado São Miguel, apoiando essas pessoas”.

 

O secretário da Secult, Pedro Tourinho, lembrou que o Salvador é um programa audiovisual que vai além de editais e negócios. “Hoje a gente vê a materialização com abertura de inscrições para o SalCine Conecta e os programas de formação específicas do segmento. O SalCine Conecta será uma introdução do mercado para o mercado, com pessoas importantes da área, a exemplo do ator Antônio Pitanga, de Manoel Rangel (Ancine), enfim, pessoas legais para ‘colocar o motor para girar’. E cada um pode se inscrever no seu interesse específico”, explicou.

 

O gestor de Audiovisual da Secult, Felipe Dias, ressaltou que o lançamento promovido hoje envolve a formação na área de games, audiovisual, além de uma ação formativa de eventos de negócios com mesas de discussões, masterclasses e exibições de filmes, criando ambientes de trocas e conversas e de qualificação profissional para os agentes econômicos de Salvador. “Esse é o segundo grande marco do programa SalCine. É um momento de felicidade, de concretização, e ainda tem muito por vir”, pontuou.

 

SalCine Conecta – No evento, também foi anunciado o SalCine Conecta, que acontecerá em Salvador, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, no Cine Glauber Rocha e promoverá encontros entre agentes do mercado audiovisual, produtores e profissionais negros de todo o Brasil. A atividade contará com mesas de discussão, workshops e exibições de filmes gravados em Salvador.

 

Programa – O SalCine é um programa da Secult que tem como objetivo principal desenvolver os núcleos de produção, criação e economia do mercado de audiovisual soteropolitano. No início do mês, foi lançado o edital do SalCine, com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo e do executivo Municipal, totalizando cerca de R$19 milhões de reais. O edital beneficiará 66 projetos, dentre longas-metragens, curtas-metragens, videoclipes, apoio às salas de cinemas independentes e cineclubes, dentre outros.