Salvador 476 anos: Abertura do Movimento Boca de Brasa terá música, exposição e feira cultural nesta quinta (27)

Salvador 476 anos: Abertura do Movimento Boca de Brasa terá música, exposição e feira cultural nesta quinta (27)

27 de Março, 2025 Não Por admin

Foto: Ascom/FGM

 

A Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos (FGM), celebra os 476 anos de fundação de Salvador com um presente especial para baianos e turistas que estão a passeio na cidade: a 8ª edição do Movimento Boca de Brasa. Trazendo a potência artística e cultural da periferia da capital baiana para o centro das comemorações de aniversário, o festival será aberto oficialmente nesta quinta-feira (27), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha.

 

O Quarteirão das Artes, formado pelo Teatro Gregório de Mattos (TGM), Espaço Cultural da Barroquinha, Pátio Iyá Nassô, Café Nilda Spencer e Ladeira da Barroquinha, será o cenário dessa grande celebração. Nos dias 27 a 29, o local será palco de espetáculos, shows, exposições, podcasts, feira de economia criativa e muito mais.

 

O festival se consolida como uma grande vitrine para valorizar e impulsionar os talentos do Programa Boca de Brasa, um projeto que vem democratizando a cultura, potencializando a economia criativa, o empreendedorismo, a inovação e a diversidade cultural nas comunidades de Salvador. Para o presidente da FGM, Fernando Guerreiro, o evento é sempre uma reunião importante de debatedores e artistas que fazem cultura na periferia de Salvador.

 

“Todos que fazem parte do Movimento nasceram e/ou fazem parte de movimentos artísticos periféricos. É uma grande oportunidade de dar visibilidade a essas iniciativas. É trazer os artistas para o Centro, chamando a atenção da cidade para eles, com intuito de viabilizar essas iniciativas. É apresentar todo esse movimento, fazer com que esse movimento se inclua na rede de economia criativa da nossa cidade”, frisa.

 

Diversidade cultural – Antes mesmo da abertura oficial, o Movimento Boca de Brasa terá atrações que farão um “esquenta” do evento nesta quinta (27). Às 14h, acontece a Feira da Elabore, com o intuito de estimular a economia criativa da periferia. São mais de 20 expositores convidados em estandes de artesanato, moda, livros, LPs, tarô, tatuagem, gastronomia e muito mais, além de ativação das lojas da Rua do Couro, oficinas e apresentações.

 

No Espaço Couro Comeu Bistrô, no Café Nilda Spencer, bebidas e petiscos estão no cardápio da Sole Produções, com a chef Marcia Silva, buscando a essência histórica do Centro de Salvador.

 

Às 17h, será aberta a exposição “Boca de Brasa em Movimento”, que constrói um mapa geográfico e histórico pelos movimentos do Boca de Brasa e de iniciativas beneficiadas pelo programa. A mostra estará no Foyer do Teatro Gregório de Mattos até o sábado (29), das 13h às 19h, e terá visitas mediadas na sexta (28), às 16h30 e 18h30, e no sábado, às 14h e 16h.

 

Já o espetáculo de abertura do Movimento Boca de Brasa, às 17h30, promete ser um acontecimento de cores, luzes e sons. São mais de 60 artistas criando um mosaico cênico por toda a área do Quarteirão das Artes, do TGM, às escadarias da Barroquinha.

 

Com direção de Elivan Nascimento e Jorge Alencar e direção musical de Luciano Salvador Bahia, a encenação une teatro, dança, moda, slam, literatura e música com toda a potência da periferia. É também uma homenagem à aniversariante Salvador, principalmente à musicalidade e movimentos corporais da cidade.

 

Além de artistas vinculados ao Boca de Brasa – como Rose Ratinha e Orquestra de Timbal Feminina Performática, Cia de Teatro JÁÉ, NegaFyah, Liz Novais e Vittor Adél –, o elenco inclui nomes como Thiago Almasy, Paulo Arth e Periferia do Futuro, e também um corpo de baile com artistas de Cajazeiras e do Subúrbio.

 

Às 19h, a Vitrine Boca de Brasa traz o cantor ODILLON, uma das revelações das Escolas Criativas Boca de Brasa e que vai mostrar todo o talento desenvolvido em dois anos de projeto no Pátio Iyá Nassô. Em seguida, a cantora Aila Menezes traz o “Baile de Todas as Cores” para fechar com música, suingue e diversidade o primeiro dia do festival.

 

Demais atrações – Até o sábado (29), o Movimento Boca de Brasa vai reunir o lançamento do podcast “Potências da Periferia, com Luana Assiz; o Rolê Boca de Brasa, com atividades nos espaços Boca de Brasa Subúrbio 360, Cajazeiras e CEU de Valéria; roteiro especial nos museus de Salvador; aulão de dança e oficina de grafite; e Ocupação Sound System, dentre outras atividades. A programação completa pode ser acessada no site https://movimentobocadebrasa.com.br/.