Salvador tem mais de 75% de chance de aumento nos casos de Covid nas próximas semanas, diz Fiocruz
8 de Novembro, 2020Realizado pela Fiocruz, o Boletim InfoGripe aponta que algumas capitais do país continuam apresentando sinal de crescimento de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG). Referente à Semana Epidemiológica (SE) 44, período de 25 a 31 de outubro, a análise aponta que 18 das 27 capitais brasileiras apresentam sinais de estabilidade ou crescimento na tendência de longo prazo (seis semanas), incluindo Salvador.
Feito com base nos dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 2 de novembro, o estudo traz números de casos e óbitos em nível nacional, por estados, regiões, macrorregiões e capitais. Entre os resultados positivos para os vírus respiratórios, cerca de 97,7% são em consequência do novo coronavírus.
Segundo o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe, das 18 capitais, nove apresentam sinal de crescimento moderado (prob. > 75%) ou forte (prob. > 95%) na tendência de longo prazo: Florianópolis, João Pessoa, Maceió, Belém, Fortaleza, Macapá, Natal, Salvador e São Luís.
Em Salvador o sinal é de crescimento moderado para a tendência de longo prazo. A cidade completa cinco semanas consecutivas com sinal de alta.
Com aumento de casos de covid-19, prefeitura adia liberação de praias aos fins de semana
De acordo com o Correio, a reabertura das praias aos finais de semana e feriados em Salvador não deve acontecer nos próximos dias. A possibilidade foi descartada pelo prefeito ACM Neto, devido ao aumento do número de internações por covid-19 na cidade. “Nós vimos um movimento que nos preocupou. Houve um aumento na demanda por leitos na rede particular de saúde”, afirmou o prefeito.
De acordo com ACM Neto, alguns hospitais estão até tendo que remobilizar leitos, aumentando a quantidade de vagas para casos de coronavírus. Já em outras instituições da rede particular, o número de pacientes cresceu. “Isso acendeu a luz amarela”, disse.
Por isso, a cautela para a liberação das praias. “Se está tendo esse movimento, o que nós precisamos agora? Prudência, cautela. Precisamos agir com segurança. Daí o motivo para, por ora, não anunciarmos a abertura das praias no fim de semana. Vamos aguardar um pouco mais. Pode ser que na próxima semana os indicadores sejam mais tranquilos e que a gente possa retomar o anúncio das flexibilizações de ativifades. Por enquanto, fica tudo como está”, disse.
Foto: Pixabay