Secretaria da Saúde da Bahia ganha prêmio nacional de excelência em gestão hospitalar
26 de Junho, 2024A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) foi escolhida como uma das melhores do país no quesito gestão hospitalar e melhoria contínua do cuidado e segurança do paciente. O reconhecimento será oficializado na próxima quarta-feira (26), durante o III Encontro Nacional de Gestão em Saúde Pública, em Brasília.
O evento, organizado pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) e pelo Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP), homenageará as secretarias de saúde, gestores hospitalares e equipes assistenciais que se destacaram pelos bons resultados obtidos em 2023. A Sesab será uma das seis secretarias estaduais reconhecidas pelo programa Epimed Governança Clínica.
O programa tem como objetivo a otimização dos investimentos públicos, a melhoria contínua da qualidade assistencial e a promoção de uma cultura de gestão efetiva na rede pública de saúde.
De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, a premiação é reflexo do compromisso contínuo com o investimento na saúde pública. “Os resultados positivos são alcançados através da análise de indicadores em tempo real, que permite as equipes gestoras avaliarem, discutirem e definirem, de forma conjunta e integrada, pontos de intervenção e melhoria dos processos”, ressalta.
Premiações anteriores
Este ano o Governo da Bahia foi reconhecido pelo segundo ano consecutivo por ter Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) entre as melhores do país. A pesquisa realizada pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), filiada a World Federation of Intensive and Critical Care, avaliou 1.087 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) de 505 unidades de saúde privadas e públicas de todo o Brasil.
A UTI cardiológica do Hospital Ana Nery (HAN) e a UTI da Maternidade Professor José Maria de Magalhães Netto foram destaque na pesquisa. “Este é um resultado que nos deixa muito orgulhosos. Isso mostra que o nosso trabalho de qualificação, estruturação e, claro, de atendimento de qualidade à população baiana está sendo bem feito. É um prêmio que valoriza a excelência no desempenho e a qualidade no atendimento aos pacientes críticos, o que mostra nossa atenção ao povo”, analisa a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.