Sistema eSalvador completa um ano com mais de 160 mil processos cadastrados

Sistema eSalvador completa um ano com mais de 160 mil processos cadastrados

16 de Setembro, 2021 Não Por admin

Criado em setembro de 2020 para modernizar o envio de documentos e zerar a circulação de papel no âmbito da Prefeitura, o sistema de processo eletrônico eSalvador completa um ano com a marca de 160 mil processos cadastrados e a economia de cerca de 700 milhões de páginas de papel, equivalente a 700 árvores que deixaram de ser desmatadas. A ferramenta tem como objetivo realizar os atos administrativos da Prefeitura em ambiente eletrônico, permitindo criar, tramitar, consultar e arquivar processos com segurança, agilidade e transparência.
O software responsável pelo programa foi criado pela Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e oferece módulos e funcionalidades para realizar os processos de forma prática e intuitiva. O eSalvador já tem mais de 56 mil usuários que foram capacitados para utilizar a ferramenta e 89,1% destes o consideram mais positivo, em todos os sentidos, do que o sistema de processo físico.
O sistema trouxe celeridade, economicidade e sustentabilidade para o município, transformando o trabalho dos órgãos e otimizando a prestação dos serviços públicos para o cidadão. Em um único dia, por exemplo, são abertos cerca de 600 a 700 processos na Prefeitura. Além disso, o tempo das licitações, aproximando o município da meta estabelecida no planejamento estratégico, foi reduzido para 90 dias.

O secretário da Semge, Thiago Dantas, explicou que o eSalvador foi implantado em meio à pandemia de Covid-19 e se tornou essencial para o funcionamento dos setores essenciais da administração municipal, principalmente com a adoção do home office no período. “Estamos falando também de uma iniciativa que materializa a agenda de sustentabilidade, de transparência e, sobretudo, de eficiência no uso de recursos públicos, destacou. O gestor acrescentou ainda que a estimativa é de que, até 2023, os processos físicos deixem de ser utilizados no município.

Impacto – A plataforma vem agregando valor ao atendimento aos cidadãos nos órgãos municipais, em especial às demandas de informação, produtos ou serviços solicitados, contribuindo para a coleta de dados estatísticos e informações assertivas para o planejamento e estabelecimento de boas práticas de gestão no âmbito da Prefeitura.

O eSalvador é utilizado internamente por colaboradores vinculados aos 33 órgãos e entidades da administração municipal. A pasta recordista em abertura de processos é a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), seguida pela Procuradoria Geral do Município (PGMS), Semge e Secretaria de Educação (Smed).

O tipo de processo mais aberto no âmbito do município é o pagamento dos fornecedores, seguidos dos protocolos na área da saúde – atendimento ao cidadão, como liberação de equipamento médico/ hospitalar e regulação. Depois, informações judiciais (PGMS) e férias.

Acesso – Cada usuário possui cadastro único e personalizado de acordo com as atividades exercidas na unidade de lotação do colaborador. Na pandemia, a iniciativa também facilitou a transição das comunicações externas com órgãos municipais de forma digital, que hoje dialogam com a autarquia através de e-mail, e o acesso ao trabalho remoto também foi facilitado, graças à implementação do sistema.