Solar Coca-Cola consolida papel impulsionador da temática ESG com resultados divulgados em novo Relatório de Sustentabilidade e Gestão

Solar Coca-Cola consolida papel impulsionador da temática ESG com resultados divulgados em novo Relatório de Sustentabilidade e Gestão

5 de Junho, 2024 Não Por admin

A Solar Coca-Cola, fabricante do Sistema Coca-Cola com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás) divulgou seus novos resultados por meio da publicação do quinto Relatório de Sustentabilidade e Gestão da empresa, referente ao ano de 2023. O documento destaca a consolidação do papel impulsionador que a fabricante tem assumido na temática ESG, abordando também as estratégias, iniciativas, resultados e progressos da Companhia.

Entre os destaques no pilar socioambiental, o Relatório registra as conquistas da empresa em 2023, como a Certificação AWS (sigla em inglês para Alliance for Water Stewardship), conferida por uma organização de referência internacional, em três unidades da Solar. A Aliança pela Gestão Sustentável da Água indica que a Solar atua de forma responsável na gestão hídrica nas fábricas e também nas bacias hidrográficas do entorno. Ainda neste âmbito, a engarrafadora foi reconhecida pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), que concedeu o Selo ESG-FIEC, e pela entidade coirmã em Pernambuco, a FIEPE, que conferiu o Prêmio de Sustentabilidade ESG na categoria Governança em Água.

A empresa ampliou as certificações Resíduo Zero e Zero Waste, com 12 fábricas reconhecidas por cada uma delas. Além disso, a Solar expandiu o Recicla Solar, projeto de apoio à economia circular, por meio do suporte à criação de agregadores de resíduos plásticos, agentes que atuam na cadeia de transformação de garrafas PET em resina reciclada. O projeto está agora em oito Estados: Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Mato Grosso, Maranhão, Rio Grande do Norte e Pará.

No que diz respeito ao propósito da empresa de colocar as pessoas no centro do negócio, ações desenvolvidas nesse sentido garantiram lugares de destaque nos rankings da consultoria internacional Great Place to Work. Na categoria de grandes empresas, a Solar foi eleita a melhor para se trabalhar na Paraíba, em Pernambuco e no Ceará, ficando em segundo lugar em Alagoas e no Maranhão, em terceiro na região Norte e, em quinto, na Bahia e na região Centro Oeste.

“Ao formar a Solar, criamos uma potência do setor de bebidas: uma das 20 maiores engarrafadoras Coca-Cola do mundo e uma Companhia que vai além, oferecendo aos seus clientes um seleto portfólio de produtos e marcas icônicas, que impulsionam vendas e fidelizam consumidores. Entendemos que é nosso dever atuar de maneira exemplar e buscar transformar a realidade da região”, destaca André Salles.

Um dos principais destaques na Bahia, quanto a sustentabilidade, é que no Estado, a empresa superou o volume de recolhimento de resíduos em comparação com o volume produzido e colocado no mercado (bem como no Ceará). Na Bahia, a Solar já coletou 6.545 toneladas enquanto comercializou 6.435, números esses, reportados no recém lançado Relatório.

Para elaboração do material, foram adotadas as normas da Global Reporting Initiative (GRI), principal referência internacional para relatos empresariais de sustentabilidade. O conteúdo contempla a expansão da Solar, tanto nos negócios quanto em território. A empresa também ampliou o número de colaboradores, com 18.567 pessoas no time.

O relatório completo pode ser acessado em: https://www.solarbr.com.br/sustentabilidade/home

Sobre a Solar Coca-Cola – Entre os 20 maiores fabricantes do mundo e a segunda maior fabricante do Sistema Coca-Cola no país, a Solar Coca-Cola conta atualmente com 13 fábricas e atua em uma área que representa cerca de 70% do território brasileiro, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 18 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 220 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda. Com faturamento anual de cerca de R$ 9,6 bilhões, a companhia alcança mais de 80 milhões de brasileiros.