Zé Raimundo é o favorito para levar a Prefeitura de Conquista, diz pesquisa
10 de Novembro, 2020O deputado estadual Zé Raimundo (PT) é o favorito para levar a Prefeitura de Vitória da Conquista, com 46% das intenções de voto, de acordo com a A Tarde/Potencial Pesquisa, realizada com os eleitores entre os dias 4 e 8 de novembro. Ele está à frente do atual prefeito e candidato à reeleição, Herzem Gusmão (MDB), que teve 35% das intenções no município.
Na pesquisa anterior, realizada em setembro, os dois candidatos estavam tecnicamente empatados, quando o petista tinha com 34% contra 29% do emedebista. A nova pesquisa, registrada no no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o nº BA 06887/2020, ainda mostra que David Salomão (PRTB) passou de 9% para atuais 3%. Romilson Filho (PP) e Cabo Herling (PSL) registraram 1% cada, enquanto Maris Stella (Rede) e Professor Ferdinand (PSOL) não somaram, juntos, 1%.
A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais e o nível de confiança, de 95%. Foram realizadas 600 entrevistas presenciais no município, das quais 526 na sede e 74 nos distritos.
Primeiro turno
Zé Raimundo alcançou 48,9% dos votos válidos, que, se combinado com outros dados da pesquisa, dá a ele a possibilidade de vitória ainda no primeiro turno, segundo avaliação do estatístico Zeca Martins, diretor da Potencial Pesquisa. Para ser eleito em primeiro turno, um candidato precisa conseguir mais da metade dos votos válidos, excluídos brancos e nulos, que somam 6%, enquanto os indecisos são 7%.
Ainda de acordo com o diretor da Potencial, numa simulação de segundo turno entre Zé Raimundo e Herzem, o petista ainda aparece com vantagem. “Herzem cresce pouco. Vai de 35% para 38%”, enquanto o petista chegaria a 51%. Em outra simulação, desta vez do petista contra Salomão, a vantagem favorável ao ex-prefeito seria ainda maior: 59% contra 22%.
Do BNews