Major Denice promete olhar especial a demandas de motoristas de táxi e de transporte por aplicativos

Major Denice promete olhar especial a demandas de motoristas de táxi e de transporte por aplicativos

16 de Outubro, 2020 Não Por admin

Entre as principais questões abordadas durante as eleições 2020 em Salvador está a mobilidade urbana, que envolve não apenas transporte público e modernizações no sistema viário, mas também os serviços de táxi e de transporte por aplicativos. Para a Major Denice Santiago (PT), candidata a prefeita da capital pela ‘Coligação que Cuida de Gente’, os motoristas de transporte privado individual compõem “uma categoria que precisa de um olhar especial, por trabalharem muitas vezes em condições estressantes”.

“Apesar da importância estratégica desses profissionais, que são o cartão de visita da nossa cidade, nunca houve um plano de qualificação. Em 2014, foi firmado com o Governo do Estado o projeto Taxista Amigo do Turista, para aperfeiçoamento da qualidade do serviço. A Prefeitura de Salvador pode e deve retomar a relação com o Governo Estadual para promover uma ampla capacitação e qualificação planejada de forma participativa, com o objetivo de melhorar o atendimento aos clientes e ao bem-estar dos profissionais”, afirma a postulante petista, garantindo olhar especial também para os motoristas de transporte por aplicativos. “Na minha gestão, vou cuidar de todas as pessoas”.

Outro ponto ressaltado pela candidata é a urgência de maior celeridade na vistoria e fiscalização dos veículos. Salvador possui cerca de 7,2 mil táxis e, para vistoriar esta frota, a Coordenação de Táxi e Transportes Especiais (Cotae) leva, em média, 4 meses – cerca de 100 veículos por dia. Quanto aos veículos particulares que oferecem transporte por aplicativo, não se sabe ao certo, mas fala-se em mais de 30 mil.

“É urgente a necessidade de planejamento e atuação para vistoria e fiscalização, responsabilidade da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana – SEMOB. Promoveremos um chamamento público para credenciar empresas para realizar o serviço de vistoria e reduzir o tempo médio de espera”, promete a Major Denice.

Foto: Jonas Santos